Qatar ajuda economia espanhola

Publicado em 1 Março 2011 às 11:57

Cover

"Uma pequena esmola para as caixas de aforro", diz o ABC, um dia depois do anúncio feito em Doha pelo primeiro-ministro do Qatar, Hamad bin Jassim al-Thani, por ocasião da visita a Doha do seu homólogo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero – em viagem pelo Golfo Pérsico: o Qatar "vai investir 2,7 mil milhões de euros na economia espanhola e 300 milhões na recapitalização das caixas de aforro espanholas", fortemente expostas após a queda do mercado imobiliário, explica este diário. O dinheiro virá de um fundo soberano do Qatar, alimentado pelas receitas da venda de hidrocarbonetos. O Qatar é já o terceiro fornecedor de gás da Espanha, salienta o ABC, e, dada a instabilidade política no Magrebe, que poderá afetar os fornecimentos provenientes da Argélia e da Líbia, é natural que Madrid se volte para este país. No que se refere às empresas espanholas, conclui o jornal, estas contam tirar partido dos projetos de construção de infraestruturas no Qatar, que deverão ascender a 150 mil milhões de dólares até à realização do Mundial de Futebol de 2022.

Tags

É uma organização jornalística, uma empresa, uma associação ou uma fundação? Consulte os nossos serviços editoriais e de tradução por medida.

Apoie o jornalismo europeu independente.

A democracia europeia precisa de meios de comunicação social independentes. O Voxeurop precisa de si. Junte-se à nossa comunidade!

Sobre o mesmo tópico