Cover

“A justificação”, titula The Independent, depois de o império de Rupert Murdoch, News Corporation, ter tido a aprovação governamental para controlar completamente a BSkyB, a maior empresa pública britânica de televisão por satélite. Murdoch pode avançar agora para a controversa compra de 61% da BSkyB, que ainda não detém, avaliada em oito mil milhões de libras [9,4 mil milhões de euros]. “O acordo proposto é controverso por causa do grau de controlo, concedido a Murdoch, sobre os media britânicos, escreve The Independent. “Já detém 37% do mercado britânico de jornais sendo dono de The Sun, do News of the World, do Times e do Sunday Times. Segundo um professor de Comunicação na Universidade de Westminster, “este acordo vai criar um poderosíssimo grupo de media que incluiu jornais, televisão, online e ISP [provedor de Internet] que vai esmagar as outras empresas de comunicação social do Reino Unido e não seria permitido na maior parte das democracias”.