The Daily Telegraph, 14.09.2009

Daily Telegraph NL

Gepubliceerd op 14 september 2009 om 20:54
The Daily Telegraph, 14.09.2009

Cover

O Daily Telegraph nunca foi pró-europeu. Contudo, na sua edição de 14 de Setemmbro, odiário conservador britânico de referência informa que nos próximos quinze dias vai "analisar se a UE funciona bem, aquilo que o Reino Unido lucra com ela e o tipo de relação que queremos estabelecer com os povos e culturas da Europa”. Surpreendentemente o editorialabre com uma frase-bomba: "A União Europeia traz muitos benefícios ao Reino Unido’", muito embora ressalve que o RU vem imediatamente a seguir à Alemanha como maior contribuinte líquido da UE. Já um dos artigos desde dossiê é bastante mais próximo das posições habituais do jornal ao revelar que a UE gasta somas exorbitantes tiradas do dinheiro dos contribuintes em projectos duvidosos como, por exemplo, “1,4 milhões de libras (1,6 milhões de euros) num programa para ‘definir Deus’, mais de 87 mil libras (99 mil euros) numa duvidosa cultura de bichos-da-seda sintéticos e 750 mil libras (853 mil euros) num jardim zoológico de crocodilos

Já num outro artigo o Telegraph exalta os benefícios de viajar sem restrições no espaço europeu, a que se junta uma cronologia da UE, uma sondagem sobre o Tratado de Lisboa e uma série de relatos em primeira mão sobre a experiência europeia intitulados "A Minha Europa". O partido conservador de David Cameron tem aqui muito para pensar pois, como realça o Telegraph, “trata-se da maior clivagem na política britânica dos últimos 50 anos”.

Nieuwsbrief in het Nederlands
Tags

Are you a news organisation, a business, an association or a foundation? Check out our bespoke editorial and translation services.

Ondersteun de onafhankelijke Europese journalistiek.

De Europese democratie heeft onafhankelijke media nodig. Voxeurop heeft u nodig. Sluit u bij ons aan!

Over hetzelfde onderwerp