Os manifestantes antigovernamentais búlgaros inauguraram uma nova técnica de pressão sobre o Governo: pedir a demissão dos ministros diretamente nas suas casas. A ideia, escreve o jornal Pressa, nasceu a 27 de julho, quando os manifestantes decidiram ir a casa do ministro do Interior, Tsvetlin Yovtchev, para lhe exigirem “sal, leite e azeite”, “em boa vizinhança!”, mas foram impedidos pela polícia.
Por seu lado, num restaurante chique de Sófia, o ministro das Finanças, Pétar Tchobanov, viu-se rodeado por manifestantes que lhe perguntavam por que é que o Governo recusa demitir-se.
Os manifestantes experimentaram uma outra técnica, acrescenta o diário. Inundam os políticos com textos irónicos como: “Camaradas, o Orecharski [primeiro-ministro búlgaro] demitiu-se. Eu bem vos disse que não valia a pena abandonarem Sófia!”
A conversation with investigative reporters Stefano Valentino and Giorgio Michalopoulos, who have dissected the dark underbelly of green finance for Voxeurop and won several awards for their work.
Go to the event >