Cover

Instrumento de campanha eleitoral antes das eleições presidenciais do dia 2 de novembro, colocadas em causa pelo Parlamento, o estatuto da religião está em queda na Roménia. Ainda que a igreja se encontre no topo das instituições nas quais os romenos confiam, a tendência é descendente.
Segundo uma sondagem citada pelo diário de Bucareste Adevărul, se em março de 2013 o número de romenos que confiava na igreja estava na ordem dos 70 por cento, hoje em dia caiu para 62 por cento.
O diário romeno observa ainda que

os políticos utilizam sem qualquer vergonha a igreja na campanha eleitoral, algo que a compromete uma vez mais.
Além disso, no Parlamento já foi elaborado um projeto de lei que visa a substituição da religião por um curso opcional de ética e cultura cívica nas escolas. Os especialistas propõem um curso combinado de história das religiões e de ética.

Receive the best of the independent European journalism straight to your inbox every Thursday

Do you like our work?

Help multilingual European journalism to thrive, without ads or paywalls. Your one-off or regular support will keep our newsroom independent. Thank you!

Are you a news organisation, a business, an association or a foundation? Check out our bespoke editorial and translation services.

Support border-free European journalism

Donate to bolster our independence

Related articles