Espaço Schengen

Sófia e Bucareste ainda em avaliação

Published on 10 June 2011 at 11:06

Cover

“A Europa quer-nos em Schengen. Mas quando? Dia de São Nunca…” O diário popular Troud, de Sófia, dá o tom, um dia depois da União Europeia ter recusado – durante a reunião de 9 de junho dos ministros do Interior dos 27, no Luxemburgo – integrar a Bulgária e a Roménia no espaço de livre circulação. Na véspera, no entanto, o parlamento tinha votado, por larga maioria, essa adesão, considerando que os dois países “cumpriram inteiramente as condições técnicas”. “É uma vitória moral. Mas para a sua materialização é preciso esperar tempos indefinidos porque a decisão não é dos cidadãos europeus mas dos seus governantes”, continua o Troud. De facto, vários Estados continuam a opor-se à adesão de Sófia e Bucareste, especialmente a França e a Alemanha, que consideram que os dois países ainda não deram provas suficientes da sua boa vontade no que diz respeito ao combate à corrupção e da sua capacidade de garantir um verdadeiro controlo das suas fronteiras contra a imigração ilegal e os tráficos. O caso da Roménia e da Bulgária será novamente examinado em setembro, depois da publicação do relatório de avaliação anual da Comissão Europeia.

Tags

Was this article useful? If so we are delighted!

It is freely available because we believe that the right to free and independent information is essential for democracy. But this right is not guaranteed forever, and independence comes at a cost. We need your support in order to continue publishing independent, multilingual news for all Europeans.

Discover our subscription offers and their exclusive benefits and become a member of our community now!

Are you a news organisation, a business, an association or a foundation? Check out our bespoke editorial and translation services.

Support independent European journalism

European democracy needs independent media. Join our community!

On the same topic